NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

,

A direção do campus Santa Vitória do Palmar da Universidade Federal do Rio Grande vem a público trazer esclarecimentos sobre alguns acontecimentos recentes, sobretudo após o anúncio de cortes orçamentários pelo Ministério da Educação, que foram objeto de interpretações equivocadas.

Primeiro, sobre a demissão de um dos motoristas do campus. Não é fato que a demissão se deu em razão do corte orçamentário anunciado em início de maio deste ano. A demissão se deu em razão de um erro da empresa contratada, que elevou esse trabalhador à categoria de motorista de ambulância e ônibus, sendo que o campus não tem nem ambulância nem ônibus. A administração superior da universidade já tomou as medidas necessárias e reverteu a situação.

Segundo, sobre o não funcionamento dos telefones fixos do campus. Não é fato que o campus ficou sem telefone fixo por falta de pagamento. Houve um problema na central da empresa Oi na cidade de Santa Vitória do Palmar, logo após uma forte chuva ocorrida na primeira semana de maio. As contas telefônicas estão em dia e não houve qualquer anúncio da administração da universidade de cortes nesse serviço.

Terceiro, sobre a demissão de uma das funcionárias da limpeza do campus. Não é fato que a demissão se deu em razão do corte orçamentário. A demissão foi motivada pela insatisfação da empresa contratada com os serviços prestados pela funcionária. Ressalte-se que a Direção do Campus não é fiscal desse contrato. É a Prefeitura Universitária, através do setor de Contratos Terceirizados, que realiza visitas periódicas ao campus e faz a interlocução entre os servidores terceirizados e as empresas contratadas por licitação.

No momento em que estamos todos e todas mobilizados na luta em defesa da educação, é preciso ter serenidade e cautela para construirmos os melhores argumentos para defender nosso campus e a nossa universidade.

Santa Vitória do Palmar, 17 de maio de 2019.

Endereço do Campus

Localização no Google Maps

Rua Glicério P.  de Carvalho, 303, bairro Coxilha, Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil.
CEP: 96230-000